A Ação das finanças na Gestão de Negócios

Toda empresa precisa de uma boa gestão ligada ao planejamento estratégico para realização dos seus objetivos, caso contrário, o negócio não vai prosperar no mercado.

Infelizmente, o que a inviabiliza uma empresa de alavancar no seu sucesso financeiro e podendo levá-la ao declínio ou até mesmo a falência, é a falta de uma política de gerenciamento financeiro com uma tomada de decisão para o controle dos gastos, relatório financeiro mais enfatizado na análise de controle orçamentário.

Mas, qual é o papel principal dessa gestão com relação, as atividades da empresa?

Então, a gestão tem como função abranger todos os campos de uma empresa. Podemos destacar uma delas, a área financeira, que funciona como se fosse o coração do negócio, ou seja, tudo está voltado a esse campo para alcançar o resultado esperado.

Todavia, a área financeira se compõe em 3 atividades que são subdividas em:

Tesouraria – análise de crédito, contas a receber, contas a pagar, caixa. A tesouraria tem a função de administrar o fluxo de caixa, ou seja, controlar as receitas e despesas do capital que a empresa possui.

Controladoria – contabilidade (financeira, gerencial), orçamento, custo. A controladoria exerce uma ordem com a capacidade de conter, medir e resguardar financeiramente as ações na empresa.

Fiscal – legislação, controle de notas fiscais (emissão, validade). O fiscal apura e calcula todos os impostos perante os órgãos competentes, para a continuidade da empresa na forma da lei.

Certamente, o financeiro de uma empresa já estará pronto?

Não! Porque, todo negócio para ser eficaz e obter um rendimento considerável, vai precisar da eficiência e habilidade do gestor em utilizar a melhor ferramenta para administrar bem essas atividades na prática.

A gestão financeira, é responsável por cada detalhe na execução das atividades a serem realizadas, como também a geração de avaliações de desempenho sobre o setor financeiro, análise do fluxo de caixa diário e orçamento.

Mas como assim? Qual a importância do fluxo de caixa e orçamento?

O fluxo de caixa exerce a função de controlar as entradas e saídas de uma empresa, demonstrando o resultado em caixa. Dessa forma, pode ser registrado por dia, semana ou mês.

Já o orçamento tem o papel de instruir a empresa em administrar o seu capital, trabalhando o previsto versus realizado de suas receitas e despesas futuras.

O processo para implantação de um novo projeto financeiro, vai precisar da junção das atividades e monitoramento frequente. O importante é colocar em prática a estratégia financeira e observar se o que foi previsto, está superando o realizado de acordo com o elaborado.


Publicado

por